quinta-feira, 31 de março de 2011

Secretaria de Educação faz visita técnica à Escola Municipal José Nascimento em Estreito

Diretora Soraia Araújo e o Secretário Warlei
O Secretário Municipal de Educação Warlei Oliveira de Souza, a Coordenadora de Cultura Cláudia Manuela e o Técnico Administrativo da Secretaria Luís Moreira estiveram realizando visita técnica na Escola de Ensino Fundamental do Povoado de Estreito, na manhã desta quarta feira (30). Na ocasião foram tratados de assuntos inerentes aos trabalhos de melhoria escolar, bem como, a expansão do Projeto de Artesanato e Pintura e do projeto Educar pelo Esporte na Modalidade Judô.
Na ocasião ainda foram visitadas no mesmo dia as Escolas de Núcleo II, Núcleo I e Cantinho.

Laboratório de Informática da Escola Municipal José Nascimento - Pov.Estreito


Inscrições para Avaliação de Desempenho de professores começam nesta quinta


Começam nesta quinta-feira (31/03) as inscrições para a Avaliação de Desempenho Docente da Carreira de Magistério. Os professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino interessados em obter avanço horizontal na carreira têm, até o dia 8 de abril, para realizar a inscrição, que é gratuita e voluntária, no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) – www.cespe.unb.br. São oferecidas 3 mil vagas.
Professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Sátiro Dias, Abigal Novaes Quinteiro foi uma das classificadas na primeira edição da avaliação e acha importante a iniciativa. “Sempre fui a favor de que a educação deve ser baseada na meritocracia. A avaliação veio para estimular o professor a se capacitar, a se renovar e quem ganha com isso é a educação. A partir do momento em que dominamos novas técnicas e as levamos para a sala de aula, o ensino melhora e, consequentemente, o aprendizado também”, considera a professora Abigail.

Procedimento – Os interessados devem preencher o cadastro, optar pela disciplina de formação ou atuação e escolher o município onde tem interesse em realizar a prova. A avaliação será realizada no dia 29 de maio em Salvador e nos 31 municípios-sede das Diretorias Regionais de Educação (Direc). A avaliação é composta por duas etapas.

A primeira é a Avaliação Individual, que consiste na aplicação da prova de conhecimentos específicos e pedagógicos. Com questões objetivas e discursivas, a prova terá 45 questões e é de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos terão 4 horas para respondê-las. Os locais da prova serão divulgados no Diário Oficial do Estado e, também, no site do Cespe. A segunda etapa será a Avaliação Institucional, considerando o indicador de rendimento do Censo Escolar do ano referência 2009. Serão classificados os participantes que obtiverem um indicador de desempenho igual a 60 pontos.

Requisitos – Para participar, é necessário ser integrante da carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia, ocupante do cargo de professor ou coordenador pedagógico, ter concluído o estágio probatório até 31 de dezembro de 2010. Além disso, o profissional deve estar no efetivo exercício das atividades correspondentes às atribuições do cargo de professor ou coordenador pedagógico. As disciplinas de avaliação são: Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Física, Francês, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM - SEC/BA

segunda-feira, 28 de março de 2011

Já iniciou em Urandi o Projeto “Educar Pelo Esporte” – Modalidade JUDÔ


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer inicia mais um projeto de cunho social e inclusivo. Idealizado pelo Prefeito Zé Cardoso e pelo até então Secretário Municipal de Educação Edson Santos em janeiro deste ano, as atividades do projeto de Judô já iniciaram nesta última semana, tendo a participação das crianças efetivamente matriculadas nas escolas.
Sob a orientação do professor Roberto Audi, as crianças e jovens ficaram fascinados com as primeiras aulas e demonstrações do professor. O principal objetivo do Projeto é incentivá-los à prática esportiva e ao mesmo tempo a melhoria no desempenho escolar.
Para mais informações sobre o Projeto, é só entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Urandi, falar com o Coordenador de Esportes Eduardo Morais.

Crianças do projeto ao lado do professor Roberto Audi

sábado, 26 de março de 2011

Gestores Escolares Apresentam os Primeiros Resultados do PROGESTÃO




Foi realizado no último dia 25 (sexta-feira), no Colégio Municipal Luis Eduardo Magalhães, mais um encontro de formação do PROGESTÃO. Após trabalhar o 1º módulo da formação, os Gestores Escolares apresentaram as experiências vivenciadas no âmbito escolar. Pois, aproximar a família e a comunidade escolar de modo geral no espaço educativo, há décadas vem se tornando uma tarefa cada vez mais difícil e longe de se discutir educação em comunidade.
Com as orientações do Programa, conforme observado durante as apresentações, os diretores já dão os primeiros passos e a participação da família tem melhorado a cada reunião escolar.
ISSO É BOM?

Sem dúvida. A educação oportuniza novas conquistas com a participação da família.

“[...] os pais querem uma escola com mais autoridade; professores qualificados e que exijam resultados dos alunos. O desejo de dar um futuro melhor aos filhos faz com que, mesmo os que não têm muito estudo, tenham competência para opinar, competência essa gerada pelo amor, que lhes clarifica caminhos que por vezes, os melhores especialistas custam a perceber. Eles sabem onde estão as falhas e as apontam sem medo, porque é o destino de suas crianças que está em jogo.”    Fonte: Portal do Professor; Edição 4 – Família na Escola.

O próximo módulo do PROGESTÃO já será iniciado. Para os participantes, a formação está sendo positiva e importante para melhoria da qualidade do ensino em nosso município. A Coordenadora Ângela Camargo afirmou que os próximos encontros já serão tratados sobre Projeto Político Pedagógico e Conselhos Escolares.

Apresentação das Experiências Escolares

O Prefeito Zé Cardoso participa da abertura do encontro


quinta-feira, 24 de março de 2011

Técnico Administrativo da Secretaria Municipal de Educação participa da Capacitação do LSE



A Prefeitura Municipal de Urandi, através da Secretaria Municipal de Educação, participou da capacitação para elaborar o Levantamento da Situação Escolar (LSE) das instituições de ensino da rede pública municipal de Urandi.
O Técnico Administrativo da Secretaria Municipal de Educação, Luís Moreira de Deus, participou do encontro de formação em Feira de Santana (BA) nos dias 14 a 16 de março. Para entender melhor, o LSE – Levantamento da Situação Escolar é um sistema elaborado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que permite radiografar a condição das escolas públicas de ensino em relação a mobiliário, equipamentos, estrutura física e material escolar. O objetivo principal da capacitação é mostrar como o sistema pode auxiliar a gestão educacional e ensinar os agentes públicos a levantar os dados nas escolas e inseri-los no sistema, via internet. Com o levantamento pronto, o município tem uma radiografia completa de sua situação educacional.
O levantamento terá início ainda neste mês em todas as Unidades de Ensino.



Luís Moreira de Deus representa o município de Urandi na Capacitação

terça-feira, 22 de março de 2011

TOPA: Encontro com Coordenadores e Alfabetizadores



Alfabetizar jovens de 15 anos ou mais, adultos e idosos é o objetivo do maior programa de alfabetização já realizado no município de Urandi. No próximo dia 28 será iniciada a IV etapa do Programa Todos Pela Alfabetização - TOPA, com materiais didáticos novos e atualizados.
A Secretaria Municipal de Educação promoveu um encontro,  na manhã de hoje, com coordenadores e alfabetizadores que atuarão no município, cobrando maior empenho e compromisso dos envolvidos. O Secretário de Educação e o Gestor Local do TOPA ressaltaram que as visitas serão intensificadas e que relatórios serão exigidos para garantia do pleno funcionamento do processo de alfabetização.

Gestor Local do TOPA: Maronilson Ataídes

segunda-feira, 21 de março de 2011

Coordenação de Cultura inicia mais um Projeto de Pintura e Artesanato nas Escolas

Oficinas de Pintura com a Coordenadora de Cultura Cláudia Manuela

Iniciado nesta segunda feira (21), o Projeto de Pintura e Artesanato nas Escolas se torna essencial no processo ensinoaprendizagem, no qual o alunado é conquistado a desenvolver a criatividade e o potencial que cada um possui, sendo importante descobri-lo.
A Coordenadora Municipal de Cultura de Urandi e monitora do Projeto, Cláudia Manuela, iniciou as oficinas de pintura na tarde de hoje na Escola Municipal Olegário Guimarães, sendo que o objetivo é contemplar todas as escolas municipais.

Alunos da Escola Municipal Olegário Guimarães

Escola Municipal Adelino Marcolino de Salinas realiza Eleição do Colegiado Escolar


Na última sexta feira (18), a Secretaria Municipal de Educação esteve presente na reunião de pais e alunos e eleição dos membros do Colegiado da Escola Adelino Marcolino no Povoado de Salinas. A Diretora da Unidade, Irene Gonçalves Neves, ressaltou aos presentes na abertura do encontro, a essencialidade da participação da família no espaço escolar, fazendo disso uma prática constante.
O Secretário de Educação Warlei apresentou aos pais, alunos, professores, funcionários e demais participantes a importância do Colegiado e suas funções, falando ainda a respeito do compromisso de cada um perante a comunidade escolar. Em seguida foi realizada a eleição que, de forma democrática e participativa, foram eleitos 05 (cinco) representantes titulares e 05 (cinco) suplentes para compor o Colegiado, sendo eles: Professores, pais, alunos, direção escolar e funcionários.
O próximo passo será a análise e aprovação do regimento que norteará a atuação do conselho.
O secretário parabenizou aos pais pela participação e a iniciativa da direção da escola, propondo o empenho de todos na tarefa de sermos verdadeiros colaboradores da educação.

Participação dos alunos na eleição do Colegiado