quarta-feira, 27 de abril de 2011

JUDÔ: Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Faz Entrega de Kimonos Para os Alunos do Projeto

 
Apresentação realizada na Praça Barão do Rio Branco
Na noite desta terça-feira (26) foi realizada uma apresentação dos alunos do Projeto de JUDÔ da Prefeitura Municipal de Urandi, através da Secretaria de Educação e Esporte, na Praça Barão do Rio Branco (Praça do Mercado).

Na oportunidade, o Secretário Municipal de Educação, Warlei Oliveira de Souza salientou a importância do Judô para o desenvolvimento educacional das crianças e adolescentes. Ressaltando ainda o empenho da Prefeitura Municipal, através do Prefeito Zé Cardoso, ao proporcionar mais esta conquista para o município, adquirindo ainda os uniformes (kimonos) para os alunos do projeto.

Secretário Warlei: Entrega de Kimono
Em seguida foi realizada a entrega dos Kimonos, onde também se fizeram presentes, o Coordenador de Esportes do município, Eduardo Araújo; o vereador Neto e os membros da Associação de Jiu-Jitsu de Urandi, representada por Pablo Bergman e Allexis Carvalho.


Coordenador de Esportes: Eduardo Araújo
Vereador Neto
Profº de Judô e Jiu-Jitsu: Roberto Audi

terça-feira, 26 de abril de 2011

Centro Digital de Cidadania inicia o Curso Básico de Informática – LINUX

Alunos durante a aula inaugural


Nesta segunda-feira (25), foi dado início a 1ª Etapa do Curso Básico de Informática no Centro Digital de Cidadania – CDC  através do sistema operacional LINUX.
Por que LINUX?
Hoje, a maioria dos computadores existentes é interligada via redes. Como forma de aumentar a segurança, passou-se a montar redes do tipo cliente-servidor para diversas finalidades. Um dos sistemas operacionais mais utilizados em servidores é o Linux.
Esse é bastante conhecido, por ser de livre distribuição, ou seja, não é necessário licença. Associado ao baixo custo de implantação do sistema cliente-servidor com o Linux, existe um conjunto operacional robusto, seguro e imune a vírus.
Toda essa sua alta capacidade tem concentrado maior número de adeptos, inclusive de grandes empresas, gerando consequentemente maior demanda de oportunidade de trabalho. De acordo com as pesquisas no setor de tecnologia da informação, o crescimento do Linux é de 30% ao ano. Mundialmente, nos últimos cinco anos, a ampliação do mercado foi de 80%.
Portanto, no intuito de qualificar nossas crianças e jovens para esse campo de trabalho é que foi idealizado este projeto do curso de informática no CDC. O curso terá a duração de 40 horas com direito a certificado válido em todo território nacional. Em breve, novas turmas serão formadas.
Com este trabalho, a Secretaria Municipal de Educação abre novas oportunidades para estudantes e a comunidade em geral. Outros projetos vindouros já estão sendo preparados para aplicação ainda neste 1º semestre.



segunda-feira, 25 de abril de 2011

Gestores Escolares Debatem o Módulo X do Progestão

Profª Ângela Maria Camargo durante apresentação do Módulo X

Como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação para a melhoria do desempenho escolar? Esta indagação foi o tema das discussões e apresentações dos gestores escolares municipais no encontro de formação realizado na última quarta-feira (20), no Colégio Municipal Luís Eduardo Magalhães em Urandi.


terça-feira, 19 de abril de 2011

Secretaria de Educação Reúne Motoristas do Transporte Escolar



Com o fito de obter melhorias significativas no âmbito do Transporte Escolar Municipal, o Secretário de Educação, Warlei Oliveira de Souza realizou nesta manhã (19), uma reunião com motoristas e responsáveis pelas linhas de transporte escolar.
O Secretário expôs situações de melhorias a serem realizadas neste trabalho, como sendo essencial para a promoção da educação.
No encontro também esteve presente, o senhor Marlon representando a Auto Escola Apollo de Guanambi que explanou a cerca das principais exigências da Lei de Trânsito, principalmente no que diz respeito à responsabilidade do condutor de veículos escolares.
A avaliação da reunião foi positiva, e, para a Secretaria Municipal de Educação a expectativa é que para a próxima semana de retorno às aulas, todos os envolvidos neste processo tão importante e necessário que é o Transporte Escolar realizem um trabalho diferenciado, levando sempre em consideração a segurança e a garantia de acesso do aluno à escola.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Secretaria Municipal de Educação e REDENORTE em parceria: Projeto Redação Bem Feita: Alegria em Dobro Para Sua Mãe!


Está sendo realizada nas Escolas de Séries Iniciais do Ensino Fundamental do município de Urandi a mobilização para Concurso de Redação em homenagem ao Dia das Mães (08 de maio). O concurso escolherá as três melhores redações da cidade e o(a) aluno(a) poderá ganhar um lindo presente para o Dia das Mães.
1º Lugar: Um Celular
2º Lugar: Um Relógio de Pulso
3º Lugar: Um Secador de Cabelo
E mais... a escola que o aluno ganhar em primeiro lugar será presenteada com um aparelho de DVD.
Cada Escola deverá encaminhar para a Secretaria Municipal de Educação as 03 (três) melhores redações, até o dia 29 de abril de 2011. A apresentação dos vencedores do concurso de redação será no dia 06 de maio do ano em curso.
Diretores, professores, alunos e pais, mobilizem sua escola e participem.
O Projeto é idealizado pela REDENORTE (NEW SAT) e realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Urandi.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Supervisora Regional do TOPA Realiza Lançamento Oficial do Programa em Urandi


Na manhã desta quinta feira (14), a Supervisora Regional do Programa Todos Pela Alfabetização – TOPA, Ione de Castro Ribeiro Fernandes esteve em Urandi para oficialização do início dos trabalhos do maior programa de alfabetização do país.
O encontro foi realizado na Câmara Municipal com a presença do Gestor Local, Maronilson Ataídes; do Secretário Municipal de Educação, Warlei Oliveira de Souza; de coordenadores e alfabetizadores do Programa da nova etapa 2010/2011.

Supervisora Regional do TOPA, Ione de Castro Ribeiro Fernandes

Na oportunidade a Supervisora Ione apresentou o Projeto do Prêmio Cosme de Farias, instituído pelo Governo Estadual, cujo objetivo é reconhecer as prefeituras baianas que mais reduzirem os índices de analfabetismo no seu município, de acordo com os critérios estabelecidos pelo TOPA – Todos pela Alfabetização, dizendo ainda que o município de Urandi está apto a candidatar ao prêmio, que será em dinheiro para reinvestimento no Programa de alfabetização no município. Para isso será necessário o empenho de todos os envolvidos no Programa TOPA em Urandi para elaboração do Projeto. Além da Prefeitura, os coordenadores e alfabetizadores também terão a oportunidade de apresentar seus projetos de atuação e concorrer ao prêmio.
Para a Secretaria Municipal de Educação, tal projeto fortifica a participação e empenho dos alfabetizadores e coordenadores em busca do melhor resultado.