quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Música na Grade Curricular da Rede Municipal de Ensino



O ano de 2011 é data limite para que os Sistemas de Ensino do Brasil incluam o ensino de música em sua grade curricular. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório. "O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos", diz a professora Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação).
Desde o início deste ano letivo, começou a vigorar a Resolução nº 03/2010 do Conselho Municipal de Educação de Urandi que instituiu a nova matriz curricular, incluindo como obrigatoriedade o ensino de música dentro da disciplina de artes.
A Secretaria Municipal de Educação conta com um instrutor de música habilitado e com vasta experiência à disposição das escolas municipais. Também foi adquirido, recentemente pela secretaria, um conjunto de flautas para início das aulas práticas. Os alunos também estão tendo a oportunidade de aprenderem as noções básicas de música com violão.
O município de Urandi já está cumprindo a normativa, porém ainda será necessário o comprometimento de todos os profissionais da educação para que este novo projeto possa descobrir e valorizar os grandes talentos existentes em nossas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário